terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Filosofando

- "É na visão que o objeto e o pensamento se encontram. É o portal de pérolas entre o sol e a mente. O olho humano é um espelho, onde o espaço criativo da consciência de Deus se encontra consigo mesmo no espaço criado do lado de fora." (pág. 69)

- "Pois os olhos são o espelho da alma, e Deus é capaz de se refletir numa alma humana." (pág. 70)

- "O globo terrestre é um pião, um pião musical girando sem parar, rodopiando em torno de uma estrela, um sol de fogo na Via Láctea." (pág. 72)

- "Todos os átomos que compõem o seu cérebro vieram do fogo das estrelas. Mas depois eles se agruparam de uma maneira extraordinária e se agruparam nisso que vocês, seres humanos, chamam de 'consciência'. A alma humana fica vibrando dentro do cérebro, que é um tecido feito de partículas - uma poeira de estrelas que, muito tempo atrás, caiu do céu. Os pensamentos e sentimentos humanos passam como um filme, vezes e vezes sem conta, nessa fina poeira de estrelas, em que todos os fios nervosos podem se conectar de maneiras eternamente novas." (pág. 89)

- "Todas as estrelas um dia acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu." (pág. 124)

- "Nós enxergamos tudo num espelho obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos." (pág. 125)

- "Se eu fosse desenhar alguma coisa e soubesse que no final meu desenho iria criar vida, eu não me atreveria a desenhar nada, absolutamente nada. Jamais me atreveria a dar vida a algo que não conseguisse se defender contra aqueles lápis coloridos, tão ambiciosos..." (pág. 126)

Fragmentos transcritos de "Através do Espelho", obra de Jostein Gaarder.
Pra mim, ele é foda até sempre.
:)

Nenhum comentário: