segunda-feira, 26 de março de 2007

Eu ando meio revoltada sabe?

(Com o aquecimento global de novo, Bia? Já deu né...)
Não. Com o sistema de provas lá do colégio.

Não existe nada mais absurdo e ridículo do que "semana de provas". Faça-me o favor. Faça-me o favor. Duas vezes. Por que as provas não são aplicadas aos poucos? Dando PREFERÊNCIA ao APRENDIZADO do aluno!?

Qualquer asno raciocina que as provas acontecendo aos poucos, ao invés de serem OITO numa MESMA SEMANA, facilita com que o aluno veja a matéria com calma e tenha bons resultados. Faz com que ele não tenha uma semana estressante, com uma média de 3 horas de sono por noite + reprodução excessiva de caspas + comedões + crises de choro.

Não venha com o discurso "estude antes". No pré esse discurso é inválido.

São palavras do orientador/psicólogo de que é impossível estar sempre com todas (sem excessão) matérias em dia (são 20). E isso é claro. Então por que DIABOS coloca-se as provas todas juntas, e não se dá um tempo pra que o aluno tenha calma/tempo/condições de ver todos os assuntos? PUTA QUE PARIU, melhora o apreendimento e o desempenho da matéria!

Enquanto existir semana de prova, vai existir aluno imbecil que só estuda de véspera; aluno que confia em resumo dos colegas e em cola; aluno que dá uma olhada nas fórmulas e vai fazer a avaliação.

Enquanto existir semana de provas existirão notas baixas. Existirão as notas altas também, mas existirão principalmente as falsas notas altas. Tipo as minhas.

"Pô, um 10 em História, hein?" [na 8ª série, sei lá ]. Eu não me lembrava mais de nada da Primeira República no ano seguinte. Te digo.

Mas isso não aconteceu porque eu estudei de véspera. Eu com certeza já havia estudado o assunto antes (pelo menos em História garanto que isso sempre aconteceu). Eu esqueci de tudo porque na hora de revisar a matéria (e só se aprende revisando, pode ter certeza), eu tinha outras muitas pra revisar. E a revisão só me serviu como aprendizado por no máximo duas semanas seguintes; porque depois de sair da sala de aula, logo após a prova, eu tive que preencher minha cabeça com a hidrostática ou com o sujeito oculto que foi ocultado de Gramática e sumiu pra sempre; ou com qualquer outro assunto que nada tinha a ver mas que eu deveria tê-lo na ponta da língua até os próximos 15 minutos.

É difícil perceber, brother?

É totalmente ridículo e precário o sistema pedagógico do meu colégio. Sempre achei.

E não vou nem comentar que agora fazemos três provas valendo 10 para no final tirar lá a sua média. A primeira avaliação é um teste valendo 10 com 5 questões. Isso, cada uma vale dois pontos e os professores, que são legais, preferem não subdividir em "a", "b" e "c". Um professor com matéria de três capítulos distintos e extensos às vezes tem só uma questão na prova e você não faz a menor idéia do que vai cair. Não dá tempo de estudar tudo. Mas você tem que estudar porque senão são dois pontos a menos e um surto depressivo a mais.

Não vou olhar minhas notas nos próximos meses.

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