domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dia com cheiro

Entrei pela sala, banheiro e cozinha, e senti um cheiro diferente. Não era o habitual da minha casa. Senti também a preguiça em mim, o sol tímido, o dia esgueirando-se pelas cortinas, assim à vontade mas sem vontade de vir e ficar. A aura era um pouco cinza. Mas não havia fumaça.

Na mesa onde estudo, o cheiro da madeira era mais forte e incomodava. O cheiro. O chão, de azulejos brancos, estava limpo e sujo. Sem vida e sem graça. A sala tinha algumas coisas fora do lugar. Tentei pôr de volta. Mas não ficou bom. Parece que os móveis prenderam a respiração. Parece que a sala e a luz que nela entrava estavam um pouco cansadas.

Comecei a lavar os pratos, e a aura, o cheiro, o dia que pouco que se mostrava... tudo continuava igual. Não era questão de sujeira ou bagunça. Não era a minha neurose fumegando.

Sentei-me para almoçar um segundo café da manhã. E também o gosto, o sabor... Meu paladar não aprovou. Fiquei pelo pão e seus recheios de sempre, nada de novo, nada de difícil, a preguiça do dia também era minha, e eu queria ser prática - mas não porque tinha pressa. Eu queria ser prática exatamente porque não tinha pressa para nada.

Tirei o presunto, o queijo, a geléia. Tirei tudo de dentro do pão, e comi as fatias puras. Era o meu pão preferido. E não sei se o cheiro incomodativo (?) que eu sentia era que atrapalhava o paladar. Dei à minha cocker spaniel, nesse dia estranhamente calma e silenciosa, o restante do que tinha sobre o meu prato. E o presunto, ah, esse presunto não deve estar bom, melhor jogá-lo fora. Meu leite achocolatado preferido também não balanceou a situação.

Melhor não acender nenhum incenso ou vela. Melhor ler um livro e deitar. Tomar banho, pôr o perfume que eu gosto, e sair. É domingo. Com seus odores e sem suas cores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Depois de se intupir de comida na minha casa tu fica ai, publicamente (o que é pior), botar defeito no presunto! :p

Anônimo disse...

Botando (botanu...)

Anônimo disse...

não era do vento, não era do frio.. :P

to indo pro escafandro.