terça-feira, 3 de novembro de 2015

Desassossegos e alguns sossegos pelo sul

1. Sim, era pra eu ter trazido mais roupa de frio.

2. Era pra eu ter trazido mais roupa pra chuva.

3. Não acreditei que a chuva não pararia nem por cinco minutos.

4. Não parou.

5. Era pra eu ter trazido luvas.

6. Doze horas de viagem de ônibus passam rápido.

7. Quatro horas de viagem de ônibus duram uma eternidade.

8. Oito horas de viagem de ônibus foi razoável, não tivesse terminado com trovoadas.

9. Não acredito que vou ter de viajar de avião pra poder voltar pra casa.

10. Faz de conta que não é de avião que vou voltar pra casa.

11. Quando é que vou voltar pra casa? Tá frio.

12. Diz pro pessoal que Norte e Nordeste são bem diferentes.

13. Não sou do Norte, não, senhora.

14. E Montevidéu tem aroma canabinense. Achei agradável.

15. Na capital uruguaia eu substituiria a noção de entardecer por anoitecer, simplesmente. Porque é mais bonito. Porque significa mais assim.

16. Não é o sol indo, mas a escuridão chegando que torna tudo mais bonito.

17. Também não sinto meus pés - o que favorece a persistência dos calos.

18. Não é possível que se tenha de vestir tanta roupa pra ir até a esquina. Até a esquina.

19. E ainda assim as pessoas (?) gostam (?) tanto do frio (?).

20. Não dá pra ser feliz no frio.

21. Mas dá pra tomar cerveja no frio e sentir alguma felicidade.

22. Eu não sou do Norte.

23. Mas queria ser. Lá tem tacacá. Sorvete Cairú. Você já tomou sorvete da Cairú?

24. Penso no calor e quero voltar pra minha casa - que fica no Nordeste.

25. A primeira vez num lugar nem sempre surpreende, Porto Alegre.

26. A segunda vez num lugar pode deixar tudo melhor, Montevidéu.

27. Eu repetiria a viagem inteira,

28. Incluindo a volta pra casa.

29. Que chegar de volta é tão bom quanto partir.

Nenhum comentário: