terça-feira, 23 de maio de 2017

dom casmurro,

~ quis insistir que nada, mas não achei língua. Todo eu era olhos e coração, um coração que desta vez ia sair, com certeza, pela boca fora. 

~ Capitu, após duas voltas, foi ter com a mãe, que continuava à porta da casa deixando-nos a mim e ao pai encantados dela.

~ Capitu não parecia crer nem descrer, não parecia sequer ouvir; era uma figura de pau. 

~ Não disse mal dela; ao contrário, insinuou-me que podia vir a ser uma moça bonita. Eu, que já a achava lindíssima, bradaria que era a mais bela criatura do mundo, se o receio me não fizesse discreto. 

~ Os dedos roçavam na nuca e nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando por mais que eu os quisesse intermináveis. 

~ Assim, apanhados pela mãe, éramos dous e contrários, ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silêncio. 

~ Duas vezes fui à janela, esperando que ela fosse também, e ficássemos à vontade, sozinhos até acabar o mundo, se acabasse, mas Capitu não me apareceu. 

Nenhum comentário: