sexta-feira, 9 de junho de 2017

história

uma das coisas que me arrependo um pouco todos os dias é de não ter estudo muito história, tanto no colégio como hoje em dia. acho que é uma disciplina que a gente deveria ler sempre, estudar sempre, mesmo que com pouca dedicação, mas estudar sempre.
história tem muito detalhe e muito movimento em todas as épocas, em todos os espaços. é difícil guardar tudo. e é preciso relembrar esse tudo pra compreender qualquer espaço-e-tempo.
dá trabalho.

é impossível fazer uma pesquisa sobre a literatura na ditadura sem estudar história profundamente. e é difícil estudar história por si só, sem aulas, para atingir esse nível de profundidade. para conseguir uma compreensão satisfatória. porque as informações sempre em detalhes e sempre em texto se perdem na memória pouca.

acho que meu horário de estudo amanhã, o de depois da psicóloga, vou usar pra isso. e vou acrescentar mais horários ao longo da semana pra estudar só história, principalmente brasil e américa latina.
a gente estuda quase nada de história da américa latina na escola,
e agora eu querendo estudar a literatura nas ditaduras, pensando em várias coisas, sinto falta disso porque faço zero ideias de um tudo que aconteceu por lá.

semestre que vem ainda terei matrícula da graduação (último semestre), e acho que vou tentar alguma disciplina em história, se tiver algo parecido com isso que preciso. faz falta.
saber história faz falta (sempre).

Nenhum comentário: